Notícia | 15 de Outubro de 2010
Crédito fortalece empreendedorismo
Representantes de instituições financeiras e entidades de apoio aos pequenos negócios discutem tema até esta sexta-feira (8), no Foromic; Sebrae participa dos debates
Leandro Donatti
Montevidéu - A importância do crédito para fortalecimento dos pequenos negócios foi a tônica do primeiro dia da 13ª edição do Fórum Interamericano da Microempresa - Foromic 2010, organizado pelo Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento começou ontem (6) e vai até amanhã (8) em Montevidéu, no Uruguai.
O presidente do BID, Luis Alberto Moreno, disse na abertura oficial do Foromic 2010, na noite da última quarta-feira (6), que o sistema financeiro melhorou muito nos últimos anos e que, graças à ampliação do acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas, países da América Latina e Caribe enfrentam melhor as crises financeiras, como a desencadeada no final de 2008.
"O sistema financeiro está mais sólido devido a muitas razões, sejam elas econômicas, sejam elas políticas", afirmou o presidente do BID. Moreno destacou a participação dos representantes de instituições financeiras de 43 países no Foromic 2010. "Contamos pela primeira vez com representantes da Índia e é expressiva a delegação da China em nosso fórum de discussões", assinalou Moreno.
O presidente do BID falou do trabalho desenvolvido pela instituição junto às MPE em diversos locais do mundo. "Há mais de 50 anos, o BID apoia as micro e pequenas empresas", lembrou. Para Moreno, países como Bolivia, Colômbia, Equador, Peru, Nicarágua e El Salvador registraram nos últimos anos melhora na qualidade de suas instituições financeiras.
Taxas de crédito
O presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, também participou da abertura oficial do Foromic 2010, realizada nas instalações do Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu). Mojica falou para uma plateia de mais de 2 mil representantes de entidades de crédito e de apoio às micro e pequenas empresas do mundo, diplomatas e autoridades políticas de diversos países.
"O microcrédito ajuda a garantir a equidade", disse o presidente do Uruguai. "Não é verdade que não existe crédito. O que há, lamentavelmente, são taxas de crédito exorbitantes", afirmou Mujica. Assim como o presidente, diversos especialistas convidados para dar conferências no primeiro dia do Foromic 2010 reforçaram a importância de crédito acessível.
O assessor do Ministério do Trabalho e Seguridade Social, Fernando Cetrulo Martínez, um dos conferencistas do Dia do Uruguai, uma espécie de comemoração para marcar a escolha de Montevidéu como cidade-sede do Foromic 2010, falou do efeito multiplicador do crédito na economia. O mercado, na opinião de Martínez, não encontrou ainda solução eficiente para ampliar e facilitar a concessão de crédito.
O representante do Ministério do Trabalho uruguaio defendeu, em seu painel, uma oferta mais intensa de crédito para as MPE. "É preciso buscar alternativas menos onerosas, caso contrário só atrapalharemos o desenvolvimento. Reduzir o custo do crédito é uma solução fundamental, já que as micro e pequenas empresas dão maior estabilidade à economia."
Sistema Sebrae
Representantes do Sebrae de diversos estados brasileiros participam do Foromic 2010. A comitiva, liderada pelo diretor técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, é formada por gestores e técnicos do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul.
O Foromic é uma oportunidade ímpar, para a troca de experiências e para se conhecer as melhores práticas, metodologias e estratégias para promover e apoiar as microempresas. Este é o terceiro ano consecutivo de participação do Sebrae no Foromic.
Em 2008, o evento de microfinanças foi realizado em Assunção, no Paraguai, e em 2009, em Arequipa, no Peru. Desde então, o Sebrae tem discutido com o BID a programação, sempre buscando ampliar para novos temas, como gestão, capacitação, empreendedorismo e mercado.
Para o Sebrae, o Foromic tem potencial para tornar-se um fórum cada vez mais estratégico, tendo em pauta assuntos relevantes e de interesse não só das micro, mas também das pequenas empresas, como políticas públicas para a ampliação de linhas de crédito e melhores condições de competitividade.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias no Paraná (http://asn.sebraepr.com.br
Assessoria de Comunicação - (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
Coordenação - jornalista Leandro Donatti
ldonatti@pr.sebrae.com.br
Sebrae no Paraná - (41) 3330-5895/(41) 9962-1754
www.sebraepr.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias - (61) 2107-9106 e 8118-9821
www.agenciasebrae.com.br
"Museu Nacional nega ter rejeitado proposta de US$ 80 milhões
O diretor do Museu na época afirmou que nunca houve a exigência de que o Museu saÃsse da UFRJ para receber os recursos05 de Setembro de 2018
Atenção: vem ai mais um processo seletivo da Prefeitura Municipal de Caicó
Prefeitura Municipal de Caicó03 de Janeiro de 2011